Notícias: Balneário Camboriú que tal conhecer

domingo, 13 de fevereiro de 2011

Balneário Camboriú que tal conhecer



Praia do Pinho, reservada para o naturismo. Neste lugar, ninguém costuma usar roupas.
PRAIA CENTRAL
Claro que a praia central é a mais frequentada porque a cidade se formou em torno dela, mas os moradores de Balneário Camboriú costumam mais praticar esportes (ginástica, vôlei, futebol, caminhada) do que tomar banho de mar. Já os surfistas se concentram no melhor ponto, nas imediação da Galeria Maxim´s. Para banho a praia central é mais utilizada pelos turistas.

A COSTA BRAVA Essa região, ao sul da praia central de de Balneário Camboriú é formada por sete praias, ligadas por uma excelente estrada panorâmica, a Interpraias, ou por serviço de "barco-táxi". A Costa Brava é o principal patrimônio ecológico do município, uma Área de Proteção Ambiental (APA), cuja ocupação é disciplinada em lei. Uma viagem por estas praias exige tempo e dedicação: é programa para quem gosta de curtir a vida, água, sol e areia clara. Mergulho de observação proporciona conhecer o lado "submerso" desse verdadeiro paraíso. Não esqueça de levar máscara, snorkel, pés de pato e máquina fotográfica. Bom mergulho.  

PRAIA DE LARANJEIRAS
É a praia mais próxima do Centro e extremamente concorrida. A "invasão" pode ser feita por terra -Rodovia Interpraias-, através dos vários barcos que se dedicam ao transporte de turistas entre a Barra Sul e Laranjeiras ou por um teleférico com 47 cabines para 6 pessoas. Existe ainda o transporte coletivo regular, com micro-ônibus, que ligam ao centro da cidade de meia em meia hora.
Laranjeiras é uma pequena baía rodeada pelo verde da Mata Atlântica, com um mar que em alguns dias parece uma piscina.
Ir para Laranjeiras de barco proporciona um passeio seguro por toda baía, onde o ambiente à bordo é de pura descontração.
Em Laranjeiras existe maricultura de mexilhões, muito saborosos e vendidos nos restaurantes da própria praia.
Alguns restaurantes costumam explorar os turistas durante a temporada, é interessante perguntar os preços antes de consumir e conferir com cuidado as contas.

PRAIA DE TAQUARAS
Fica no "meio" da Costa Brava, uma pequena comunidade de pescadores com o mar à frente e a Mata Atlântica ao fundo. Até alguns anos Taquaras era menos frequentada que as demais praias de Balneário Camboriú pois o mar nem sempre oferece condições ideais para banho e não há serviço de salva-vidas. Nos últimos tempos, com a conclusão da estrada Interpraias, várias residências foram construídas naquela praia, melhorando a oferta de resturantes e comércio que no entanto ainda é bastante limitada. Em Taquaras fica a Ponta do Santinho, um minúsculo espaço de areia, isolado pelos costões de pedra e com uma sombra natural das árvores que se projeta desde a encosta do morro. Sob a água azul está oculta uma rica flora e fauna aquática, ideal para mergulho de observação. O local é uma piscina natural, recomendável também para crianças, com as enormes pedras do costão proporcionando mergulhos emocionantes.

PRAIA DE TAQUARINHAS
Se for visitar Taquarinhas não esqueça das cadeiras, guarda-sol e um isopor com comida e bebida. O mar é forte e a praia não tem salva-vidas ou qualquer outro tipo de infra-estrutura. O local ainda é razoavelmente preservado e pede-se aos turistas não deixar lixo ou prejudicar a vegetação nativa. 

PRAIA DO PINHO
É uma das poucas praias brasileiras dedicadas ao naturismo, onde todos andam despidos. É também a mais bela praia do município, praticamente deserta, escondida por morros e costões de pedra. 
A praia do Pinho, administrada por uma associação que defende os ideais naturistas, tem infra-estrutura de camping, alimentação e lazer. A praia tem ainda dois bares e um restaurante, além de um mini-hotel de frente para o mar. O acesso se dá pela estrada Interpraias.

PRAIA DO ESTALEIRO É a praia com maior concentração de casas de veraneio em Balneário Camboriú. Escondida entre as encostas da Mata Atlântica mantém as características com um mar de águas azuis claríssimas, ondas grandes, areia grossa e vegetação preservada. 
O mar quebra com força mas há opções como o costão norte da praia onde se forma uma piscina entre as pedras, ideal para a recreação das crianças. O local conta com uma boa variedade de restaurantes e petiscarias a preços razoáveis. Para hospedagem existem algumas pousadas com ambiente descontraído. O acesso se dá pela estrada Interpraias ou pela BR-101, tomando-se uma estrada no topo do Morro do Boi. A praia do Estaleiro é um local que deve ser visitado por todo turista que venha a Balneário Camboriú. Indo lá, procure por Bola Teixeira, jornalista, um dos redatores deste sítio.

PRAIA DO ESTALEIRINHO
Estaleirinho é uma refrência gastronômica na Costa Brava, tradição inaugurada pelo Restaurante Estaleirinho ao qual se juntaram, com o passar dos anos, outros estabelecimentos. A mata, o mar transparente e as areias branquíssimas ainda dominam o cenário em seus 1.050 metros de extensão, embora cresça a cada ano o número de casas de veranistas que vêm descobrindo aquele local
As condições de banho variam de um dia para o outro. Pode-se chegar lá e encontrar um mar com fortes ondas ou deparar-se com uma grande piscina. Para hospedagem há uma série de casas de aluguel e pousadas com acomodações bem razoáveis.
O grande charme do Estaleirinho é a formação de uma pequena praia junto ao costão. Isolada por um conjunto de pedras, a sensação é de estar em uma dessas praias paradisíacas. As águas muito claras sugerem um bom mergulho de observação.
Nos últimos anos os restaurantes criaram um bom serviço de atendimento na praia, com guarda-sol, cadeiras etc., e atendimento de garçons.

PRAIA MATO DE CAMBORIÚ
É a praia mais ao sul do município de Balneário Camboriú e a principal atração são os costões de pedra propícios para o mergulho de observação. A água é transparente e forma pequenas ondas ideais para a prática de "jacaré", o que é muito apreciado pelos banhistas.  A praia é farta em restaurantes de peixe e camarão. Ao frequentar a praia Mato de Camboriú, não esqueça de levar máscara de mergulho e pés de pato. O uso de arpão para pesca é proibido. 

BRAVA
Ao norte da praia central, é a preferida pela juventude descolada da região e nem fica em Balneário Camboriú, se localiza em Itajaí, mas daqui até lá é um pulo, pela Estrada da Rainha que foi construída há três anos e trouxe bastante desenvolvimento para um bairro residencial de Balneário, a Praia dos Amores.Apesar do nome, a Praia dos Amores não tem praia, a divisa municipal com Itajaí deixou um lado sem mar e o outro com a Praia Brava.
A Brava tem um razoável comércio, bares bastante frequentados e uma série de quiosques que são ponto de reunião dos surfistas. 
 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Materias mais populares

Postagens populares