Notícias: Incêndio na Cidade do Samba é controlado, diz Corpo de Bombeiros Barracões da União da Ilha, Portela, Grande Rio e Liesa foram atingidos. Incêndio começou por volta das 7h desta segunda-feira (7).

segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

Incêndio na Cidade do Samba é controlado, diz Corpo de Bombeiros Barracões da União da Ilha, Portela, Grande Rio e Liesa foram atingidos. Incêndio começou por volta das 7h desta segunda-feira (7).




Após quase quatro horas, bombeiros conseguiram controlar, por volta das 11h desta segunda-feira (7), o incêndio de grandes proporções que atingiu a Cidade do Samba, na Gamboa, zona portuária do Rio de Janeiro. O fogo começou pouco depois das 7h. Segundo agentes que estão no local, a situação já está sob controle, mas o trabalho ainda não foi concluído porque há riscos de novos focos de incêndio.
O relações públicas dos Bombeiros, o tenente-coronel Alexandre Rocha, disse que o fogo começou no barracão da Grande Rio, escola mais afetada, e se alastrou rapidamente pelos barracões da União da Ilha e Portela e pelo espaço cultural da Liesa (Liga Independente das Escolas de Samba).
Ainda segundo Rocha, há riscos de desmoronamentos em alguns pontos dos barracões, principalmente os da Grande Rio e Portela.Um bombeiro e um homem de aproximadamente 30 anos foram intoxicados com a fumaça. O militar foi levado para o hospital da corporação, enquanto o homem foi encaminhado para o hospital Souza Faria, no centro. 
O aderecista da Grande Rio, Simon Garcia, de 26 anos, se feriu ao pular do 3º andar para fugir do incêndio. Ele sofreu escoriações e foi levado para o hospital Souza Aguiar, no centro.
Ainda não há informações oficiais sobre vítimas. Testemunhas disseram que muitos trabalhadores dormiam no momento do incêndio, mas conseguiram sair a tempo. 
Tragédia um mês antes do Carnaval
Um grande incêdio atingiu a Cidade do Samba, na zona portuária do Rio de Janeiro, por volta das 7h desta segunda-feira (7). O fogo destruiu grande parte dos barrações das escolas Portela, União da Ilha e Grande Rio, além da um espaço cultural da Liesa (Liga Independente das Escolas de Samba). A tragédia ocorreu a um mês do Carnaval.
Cerca de 120 bombeiros de quatro quartéis e com 20 veículos levaram mais de quatro horas para combater as chamas, que puderam ser vistas de vários pontos da capital e até deNiterói, cidade na região metropolitana do Estado.
O prefeito Eduardo Paes prometeu ajuda em dinheiro para a Grande Rio, a União da Ilha e a Portela. Ele disse que pretende conversar com o presidente da Liesa, Jorge Castanheira, para decidir a melhor forma de ajudar as escolas. Os recursos podem ser da própria prefeitura ou vir de parcerias com a iniciativa privada.


- Estive aqui duas vezes esse ano. Sei que vai ser difícil recuperar o trabalho de um ano inteiro em 30 dias.
Portelense, o prefeito defendeu que a Liesa altere o regulamento para que nenhuma escola seja rebaixada no Carnaval 2011.
O clima desespero ainda toma conta dos carnavalescos cariocas após o incêndio que atingiu a Cidade do Samba, na Zona Portuária do Rio de Janeiro, na manhã desta segunda-feira (7).  As chamas que tomaram conta do local, onde funcionam barracões de 14 escolas de samba, foram controladas pouco antes das 11h. Ao todo, 39 carros dos bombeiros de sete quartéis e 80 homens atuaram de maneira ostensiva. 

O artesão Simon Garcia, de 26 anos, que trabalhava no barracão da Grande Rio, ficou ferido. Ele dormia o no galpão da escola quando as chamas começaram. Assustado, ele se jogou do 3º andar do prédio para escapar do fogo. O rapaz foi levado para o Hospital Souza Aguiar, onde continua internado. 
 Drama
 Há menos de um mês para o Carnaval, o incêndio, iniciado pouco antes das 7h, destruiu o 4º andar - onde ficam adereços e ateliês - das escolas Portela, União da Ilha, Grande Rio e o barracão da Liga Independente das Escolas de Samba. 
 A tensão é total e as outras agremiações já manifestam solidariedade às escolas atingidas. Ney Fillardi, presidente da União da Ilha, disse que, apesar da tristeza, é preciso correr contra o tempo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Materias mais populares

Postagens populares