Notícias: 10 dicas para sua empresa crescer, sair do "buraco "

sexta-feira, 18 de março de 2011

10 dicas para sua empresa crescer, sair do "buraco "


* Antes de criar uma empresa, é fundamental a elaboração de um plano de negócios. Este é um instrumento que visa estruturar as principais concepções e alternativas para uma análise correta da viabilidade do negócio, reduzindo também as possibilidades de desperdício de recursos e esforços em um projeto inviável. 
* O Plano de Negócios deve trazer a dimensão do mercado principal (como número de clientes em potencial e raio de atuação da empresa); equipe de funcionários; produtos e serviços oferecidos; estratégia competitiva; plano de marketing e comercialização; investimentos necessários para implantar a empresa; custos fixos mensais; faturamento esperado; margem de contribuição e indicadores de desempenho. 
* Se planeje. Estabeleça metas para os resultados, como crescimento de vendas, faturamento, lucro e indicadores de qualidade na produção. Não perca seus objetivos de vista. 
* O sucesso de uma empresa depende de um foco de atuação bem definido no mercado. O empresário deve conhecer os seus clientes (e atender às necessidades deles), ter a exata noção que tipo de produto e serviço precisa oferecer para ter competitividade e saber como estão os seus concorrentes. 
* O crescimento da empresa é fortemente influenciado pelo mercado onde ela atua. Analise se o segmento do seu negócio está em expansão. 
* Tenha rigoroso controle da situação financeira da companhia. Os demonstrativos financeiros - como balanço patrimonial e Demonstrativo de Resultados do Exercício (DRE) - são fundamentais. Acompanhe o seu fluxo de caixa. E atenção: nunca confunda dinheiro da empresa com contas pessoais e familiares. 
* Saiba que sem demonstrativos financeiros, a empresa terá enormes dificuldades para conseguir dinheiro emprestado junto aos bancos. Esses balanços são exigidos para análise de crédito. 
* O uso do crédito requer muito cuidado e planejamento. Analise as taxas de juros, a carência e o prazo de pagamento. 
* Cuidado para não se endividar desnecessariamente. Em financiamentos para investimento, os resultados gerados por esse recurso captado devem ser superiores aos custos financeiros do empréstimo. 
* Capacitar os funcionários e deixá-los motivados é fundamental para que a empresa alcance bons resultados. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Materias mais populares

Postagens populares